Caminhos e “interesses” da e pela pesquisa qualitativa

refletindo sobre a produção de conhecimento no contexto da educação física na perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v4i1.63

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Produção de conhecimento, Educação Física inclusiva

Resumo

Almejamos refletir sobre os usos da pesquisa qualitativa na produção de conhecimento e discutir buscando compreender qual é o significado desta produção para o contexto brasileiro educacional e formativo na perspectiva inclusiva. Este ensaio teórico apresenta-se organizado em cinco momentos, onde no primeiro apresentamos as características e enfoques da pesquisa etnográfica e do estudo de caso, no segundo momento almejamos refletir sobre a intencionalidade e a ação transformadora da pesquisa participante, pesquisa participativa e pesquisa-ação, no terceiro momento discutimos sobre o compromisso com uma educação mais ética e as possibilidades do Auto Estudo, no quarto momento abordamos a discussão sobre a reflexão ontológica e sobre o “o outro” e a sua representação na pesquisa. No quinto e último momento, refletimos sobre o sentimento de pertença à pesquisa qualitativa e a luta por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Concluindo que a validação científica pelos índices de fator de impacto da produção científica, sistema cruel fundamentado no neoliberalismo pela produção de conhecimento, pode nos fazer incorrer no risco de faltarmos à ética e agirmos em traição com o que acreditamos, que é sim em uma contribuição significativa da pesquisa qualitativa para um mundo mais justo e equitativo socialmente.

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Biografia do Autor

Milena Pedro de Morais, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Vinculada à Universidade Federal do Norte do Tocantins. Tocantins, Brasil. 

Bruna Gabriela Marques, Universidade São Judas Tadeu

Vinculada à Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, Brasil.

Isabel Porto Filgueiras, Universidade São Judas Tadeu

Vinculada à Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, Brasil.

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu

Vinculada à Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, Brasil.

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

MORAIS, Milena Pedro de; MARQUES, Bruna Gabriela; FILGUEIRAS, Isabel Porto; RODRIGUES, Graciele Massoli. Caminhos e “interesses” da e pela pesquisa qualitativa: refletindo sobre a produção de conhecimento no contexto da educação física na perspectiva inclusiva. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 4, n. 1, p. 1–15, 2025. DOI: 10.37497/colloquium.v4i1.63. Disponível em: https://educacaoecienciasdasaude.emnuvens.com.br/recs/article/view/63. Acesso em: 16 nov. 2025.

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