Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão

1- Todos os textos submetidos à apreciação pela Revista Colloquium: health and education  para  publicação devem ser escritos em Português ou Inglês ou Espanhol e seguir as normas que  constam nesse documento.

2- Os textos enviados à Revista Colloquium: health and education  devem ser inéditos e da autoria de quem os apresenta. Todos os elementos que não sejam originais (como trechos  de texto, imagens, tabelas de dados, etc.) devem ter sua fonte identificada e devem explicitar  a autorização obtida dos/as respectivos/as proprietários/as e/ou autores/as. Aos elementos  que forem protegidos por direitos de propriedade intelectual, será necessária a autorização  que será única e de exclusiva responsabilidade dos/as proponentes dos manuscritos. (Vide  Regra h)

3- A originalidade e exclusividade de submissão do texto além da cessão de direitos autorais  devem ser explicitadas na "Declaração de Originalidade e Direitos Autorais" (Anexo I) . A  Declaração tem que ser preenchida, digitalizada e inserida como documento suplementar no  momento da submissão do manuscrito. A publicação de um manuscrito implica na cessão  integral dos direitos autorais à Revista Educação e Ciências da Saúde para divulgação por  meio eletrônico – internet. Além disso, os autores devem declarar conflito de interesse através  do preenchimento da "Declaração de Ausência de Conflitos de Interesse" (Anexo II).

 

4- Para a elaboração do manuscrito deve-se considerar que:

 

  1. a) O manuscrito deverá ser escrito em fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5.

 

  1. b) O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados em português, inglês e espanhol, independentemente da língua do manuscrito;

 

  1. c) O(s) nome(s) do(s) autor(es), os títulos e subtítulos do manuscrito deve(m) ser incluído(s), por extenso e em caixa alta (sem alteração da fonte e sem itálico);

 

  1. d) Os autores deverão indicar a afiliação seguidamente ao seus nomes adotando-se letras do alfabeto para cada afiliação mencionada, exemplo:

Maria Massola, Universidade São Judas

 

  1. e) Os resumos (em português, inglês e espanhol) devem ter no máximo 300 palavras. Sugere-se utilizar a ferramenta do word para fazer a contagem das palavras;

 

  1. f) Os manuscritos devem apresenta de 3 a 5 palavras-chave em português, inglês e Recomendamos que sejam consultados os descritores de área.

 

  1. g) Os manuscritos deverão ter no máximo 7000 palavras incluindo as referências e excetuando-se os títulos, resumos e palavras-chave. Já as Resenhas deverão ter entre 1500 a 2000 palavras. Sugere-se usar a ferramenta do word para fazer a contagem das palavras.

 

  1. h) As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto, ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas como figura, com título na parte superior e fonte na parte inferior. As ilustrações cujos direitos autorais pertençam a terceiros, para  integrar o manuscrito submetido, devem estar autorizadas por estes, obedecendo aos  dispositivos da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A autoria deve estar ciente das  sanções previstas nessa lei em caso de violações. As ilustrações devem permitir uma perfeita  reprodução e estarem com resolução entre 200 e 300 dpi. Além de constarem no corpo do  texto, as ilustrações, devem ser enviados no processo de submissão como Documento 

 

  1. i) As tabelas, quadros e gráficos devem constar no corpo do texto, serem numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas por seu título - Times New Roman 12. Todas as tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas como imagem no corpo do texto.

 

  1. j) Todas as pesquisas que envolvam seres humanos ou animais devem vir acompanhadas da aprovação em Comitê de Ética registrado pela CONEP ou pela CONCEA com o arquivo do parecer emitido como Documento Suplementar. Nos manuscritos internacionais, que apresentem estudos com seres humanos ou animais, os autores devem  declarar a adoção de procedimentos éticos de produção de dados e anexar comprobatório  como Documento Suplementar.

 

  1. k) Os autores devem utilizar itálico somente para palavras estrangeiras e nas expressões et al. e In:.

 

  1. l) As Normas empregadas para citações e referências é American Pysichological Association (APA) autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação (não deve ser incluído sufixos como Jr.). Todos os autores citados no texto, e apenas eles, devem estar  presentes nas referências com as informações completas e devem vir ao final do texto nas  Referências em ordem alfabética. Seguem alguns exemplos:

- Artigos em Revistas Acadêmicas (na internet ou não)

Sobrenome, A.A., Sobrenome, B.B., & Sobrenome, C.C. (data de publicação). Título do artigo.  Título da publicação, volume (número), pp.xxx-xxx. doi: xxxxxxxxxxxxxxx

- Livros

Sobrenome, A. A., Sobrenome, B. B. & Sobrenome, C. C. (Data da publicação). Título do livro.  Cidade: Editora.

- Livros com editor

Sobrenome, A. A. (Ano da publicação). Título. (A. A. Sobrenome, Ed.) Cidade: Editora.

- Capítulos de livro

Sobrenome, A. A. & Sobrenome, B. B. (Ano da publicação). Título do capítulo. Em Sobrenome,  A. A. (Ed.), Título do livro (pp. xx-xx). Cidade: Editora.

- Tese/Dissertação

Sobrenome, A. A. (Ano). Título. (Tese/Dissertação inédita de doutorado/mestrado). Nome da  Instituição, Localização.

As citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no texto entre aspas duplas.  Exemplo: Autor (data de publicação, p. xxx) “xxxxxxxxxxxxxxxxxxx”. 

Nas citações acima de 40 palavras deve m ser apresentadas em nova linha, com recuo de 0,3  cm do parágrafo da margem esquerda, sem aspas, com espaçamento simples entre linhas e  a fonte segue o tamanho normal do texto Times New Roman 12.

Para consultar as normas da APA na íntegra, acesse o link:  http://www.anpad.org.br/diversos/apa/apa_citacoes_referencias.pdf

  1. m) Em caso de financiamento relacionado ao trabalho a ser publicado, deve-se indicar o órgão/instituição financiadora no final do texto após as Referências.

5 - A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do  manuscrito, sendo um dos itens de análise na avaliação.

6- Não é cobrada taxa para submissão nem publicação dos manuscritos.

7- Toda colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão baseada em  arbitragem científica anônima (double-blind peer review).

8 – Os manuscritos devem ser enviados eletronicamente. No momento da submissão (metadados do sistema editorial) deve constar o nome do autor  correspondente com seu endereço eletrônico e o título do manuscrito por extenso.  Essa informação será divulgada juntamente com o manuscrito se for publicada.

 Deve se ainda especificar para qual seção o texto está sendo endereçado: pesquisas  teóricas, empíricas ou práticas, revisão sistemática ou integrativa, ensaios clínicos,  experiências pedagógicas, resenhas críticas, ensaios teóricos, estudo ou relato de  caso, tradução e resenha crítica. Independentemente das características do  manuscrito, três arquivos, no mínimo, deverão ser enviados: um com identificação  dos autores e outro sem identificação e a Declaração de Direitos Autorais.  Atendendo as particularidades de cada manuscrito, outros arquivos deverão ser  anexados.

Os editores sugerem que os autores façam uso do check list com os documentos necessários  para submissão do manuscrito (Anexo III). E em caso de dúvida entre com contato com o  suporte pelo email: edu.cienciasdasaude@saojudas.br

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Política de Privacidade

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