Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Author Guidelines
Diretrizes para Autores
Normas para Submissão
1- Todos os textos submetidos à apreciação pela Revista Colloquium: health and education para publicação devem ser escritos em Português ou Inglês ou Espanhol e seguir as normas que constam nesse documento.
2- Os textos enviados à Revista Colloquium: health and education devem ser inéditos e da autoria de quem os apresenta. Todos os elementos que não sejam originais (como trechos de texto, imagens, tabelas de dados, etc.) devem ter sua fonte identificada e devem explicitar a autorização obtida dos/as respectivos/as proprietários/as e/ou autores/as. Aos elementos que forem protegidos por direitos de propriedade intelectual, será necessária a autorização que será única e de exclusiva responsabilidade dos/as proponentes dos manuscritos. (Vide Regra h)
3- A originalidade e exclusividade de submissão do texto além da cessão de direitos autorais devem ser explicitadas na "Declaração de Originalidade e Direitos Autorais" (Anexo I) . A Declaração tem que ser preenchida, digitalizada e inserida como documento suplementar no momento da submissão do manuscrito. A publicação de um manuscrito implica na cessão integral dos direitos autorais à Revista Educação e Ciências da Saúde para divulgação por meio eletrônico – internet. Além disso, os autores devem declarar conflito de interesse através do preenchimento da "Declaração de Ausência de Conflitos de Interesse" (Anexo II).
4- Para a elaboração do manuscrito deve-se considerar que:
- a) O manuscrito deverá ser escrito em fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5.
- b) O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados em português, inglês e espanhol, independentemente da língua do manuscrito;
- c) O(s) nome(s) do(s) autor(es), os títulos e subtítulos do manuscrito deve(m) ser incluído(s), por extenso e em caixa alta (sem alteração da fonte e sem itálico);
- d) Os autores deverão indicar a afiliação seguidamente ao seus nomes adotando-se letras do alfabeto para cada afiliação mencionada, exemplo:
Maria Massola, Universidade São Judas
- e) Os resumos (em português, inglês e espanhol) devem ter no máximo 300 palavras. Sugere-se utilizar a ferramenta do word para fazer a contagem das palavras;
- f) Os manuscritos devem apresenta de 3 a 5 palavras-chave em português, inglês e Recomendamos que sejam consultados os descritores de área.
- g) Os manuscritos deverão ter no máximo 7000 palavras incluindo as referências e excetuando-se os títulos, resumos e palavras-chave. Já as Resenhas deverão ter entre 1500 a 2000 palavras. Sugere-se usar a ferramenta do word para fazer a contagem das palavras.
- h) As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto, ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas como figura, com título na parte superior e fonte na parte inferior. As ilustrações cujos direitos autorais pertençam a terceiros, para integrar o manuscrito submetido, devem estar autorizadas por estes, obedecendo aos dispositivos da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A autoria deve estar ciente das sanções previstas nessa lei em caso de violações. As ilustrações devem permitir uma perfeita reprodução e estarem com resolução entre 200 e 300 dpi. Além de constarem no corpo do texto, as ilustrações, devem ser enviados no processo de submissão como Documento
- i) As tabelas, quadros e gráficos devem constar no corpo do texto, serem numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas por seu título - Times New Roman 12. Todas as tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas como imagem no corpo do texto.
- j) Todas as pesquisas que envolvam seres humanos ou animais devem vir acompanhadas da aprovação em Comitê de Ética registrado pela CONEP ou pela CONCEA com o arquivo do parecer emitido como Documento Suplementar. Nos manuscritos internacionais, que apresentem estudos com seres humanos ou animais, os autores devem declarar a adoção de procedimentos éticos de produção de dados e anexar comprobatório como Documento Suplementar.
- k) Os autores devem utilizar itálico somente para palavras estrangeiras e nas expressões et al. e In:.
- l) As Normas empregadas para citações e referências é American Pysichological Association (APA) autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação (não deve ser incluído sufixos como Jr.). Todos os autores citados no texto, e apenas eles, devem estar presentes nas referências com as informações completas e devem vir ao final do texto nas Referências em ordem alfabética. Seguem alguns exemplos:
- Artigos em Revistas Acadêmicas (na internet ou não)
Sobrenome, A.A., Sobrenome, B.B., & Sobrenome, C.C. (data de publicação). Título do artigo. Título da publicação, volume (número), pp.xxx-xxx. doi: xxxxxxxxxxxxxxx
- Livros
Sobrenome, A. A., Sobrenome, B. B. & Sobrenome, C. C. (Data da publicação). Título do livro. Cidade: Editora.
- Livros com editor
Sobrenome, A. A. (Ano da publicação). Título. (A. A. Sobrenome, Ed.) Cidade: Editora.
- Capítulos de livro
Sobrenome, A. A. & Sobrenome, B. B. (Ano da publicação). Título do capítulo. Em Sobrenome, A. A. (Ed.), Título do livro (pp. xx-xx). Cidade: Editora.
- Tese/Dissertação
Sobrenome, A. A. (Ano). Título. (Tese/Dissertação inédita de doutorado/mestrado). Nome da Instituição, Localização.
As citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no texto entre aspas duplas. Exemplo: Autor (data de publicação, p. xxx) “xxxxxxxxxxxxxxxxxxx”.
Nas citações acima de 40 palavras deve m ser apresentadas em nova linha, com recuo de 0,3 cm do parágrafo da margem esquerda, sem aspas, com espaçamento simples entre linhas e a fonte segue o tamanho normal do texto Times New Roman 12.
Para consultar as normas da APA na íntegra, acesse o link: http://www.anpad.org.br/diversos/apa/apa_citacoes_referencias.pdf
- m) Em caso de financiamento relacionado ao trabalho a ser publicado, deve-se indicar o órgão/instituição financiadora no final do texto após as Referências.
5 - A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito, sendo um dos itens de análise na avaliação.
6- Não é cobrada taxa para submissão nem publicação dos manuscritos.
7- Toda colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão baseada em arbitragem científica anônima (double-blind peer review).
8 – Os manuscritos devem ser enviados eletronicamente. No momento da submissão (metadados do sistema editorial) deve constar o nome do autor correspondente com seu endereço eletrônico e o título do manuscrito por extenso. Essa informação será divulgada juntamente com o manuscrito se for publicada.
Deve se ainda especificar para qual seção o texto está sendo endereçado: pesquisas teóricas, empíricas ou práticas, revisão sistemática ou integrativa, ensaios clínicos, experiências pedagógicas, resenhas críticas, ensaios teóricos, estudo ou relato de caso, tradução e resenha crítica. Independentemente das características do manuscrito, três arquivos, no mínimo, deverão ser enviados: um com identificação dos autores e outro sem identificação e a Declaração de Direitos Autorais. Atendendo as particularidades de cada manuscrito, outros arquivos deverão ser anexados.
Os editores sugerem que os autores façam uso do check list com os documentos necessários para submissão do manuscrito (Anexo III). E em caso de dúvida entre com contato com o suporte pelo email: edu.cienciasdasaude@saojudas.br
Artigos
Política padrão de seçãoPrivacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.