Caminhos e “interesses” da e pela pesquisa qualitativa
refletindo sobre a produção de conhecimento no contexto da educação física na perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v4i1.63Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Produção de conhecimento, Educação Física inclusivaResumo
Almejamos refletir sobre os usos da pesquisa qualitativa na produção de conhecimento e discutir buscando compreender qual é o significado desta produção para o contexto brasileiro educacional e formativo na perspectiva inclusiva. Este ensaio teórico apresenta-se organizado em cinco momentos, onde no primeiro apresentamos as características e enfoques da pesquisa etnográfica e do estudo de caso, no segundo momento almejamos refletir sobre a intencionalidade e a ação transformadora da pesquisa participante, pesquisa participativa e pesquisa-ação, no terceiro momento discutimos sobre o compromisso com uma educação mais ética e as possibilidades do Auto Estudo, no quarto momento abordamos a discussão sobre a reflexão ontológica e sobre o “o outro” e a sua representação na pesquisa. No quinto e último momento, refletimos sobre o sentimento de pertença à pesquisa qualitativa e a luta por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Concluindo que a validação científica pelos índices de fator de impacto da produção científica, sistema cruel fundamentado no neoliberalismo pela produção de conhecimento, pode nos fazer incorrer no risco de faltarmos à ética e agirmos em traição com o que acreditamos, que é sim em uma contribuição significativa da pesquisa qualitativa para um mundo mais justo e equitativo socialmente.
Downloads
Referências
Bossle, F., Bossle, C. B., & Neira, M. G. (2016). Desafios para a docência na Educação física escolar. BOSSLE, Fabiano; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. Didática (s) da educação física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba, PR: CRV.
Denzin, N. K. (2008). The new paradigm dialogs and qualitative inquiry. International journal of qualitative studies in education, 21(4), 315-325.
Denzin, N. K. (2018). Investigação qualitativa crítica. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 13(1), 105-119.
Denzin, N. K.; Lincoln, Y. Introdução: A Disciplina E A Prática Da Pesquisa Qualitativa. (2017) In Denzin, K.; Lincoln, Y. (Eds). The Sage Handbook Of Qualitative Research. Sage Publications, Inc. Fifth Edition.
Freire, P., & Brandão, C. R. (1981). Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação in: Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense.
Hanson, S. O. Ciência e Pseudociência. (2018) Trad. Israel Vilas Bôas. Revista Filosofia Da Ciência. Disponível: https://criticanarede.com/fciencia.html. Acesso em 10 De Novembro De 2020.
Jardim, J. (2001) Documentário Janelas da Alma. Disponível em https://youtu.be/mIi4FTKRDkk. Acesso em 20 de Outubro de 2020.
Rocha, L. O., de Araújo, S. N., & Bossle, F. (2018). Autoetnografia, ciências sociais e formação crítica: uma revisão da produção científica da Educação Física. Revista Internacional de Formação de Professores, 3(4), 168-185.
Rodrigues, D. (2014). Os desafios da Equidade e da Inclusão na formação de professores. In Armstrong, F.; Rodrigues, D. (Orgs). A Inclusão nas escolas. Ed. Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, PT, 75 – 101.
Tracy, S. J. (2010). Qualitative quality: Eight “big-tent” criteria for excellent qualitative research. Qualitative inquiry, 16(10), 837-851.
Toledo, R. F. D., & Jacobi, P. R. (2013). Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, 34, 155-173.
Tidwell, D.L.; Jónsdóttir, S.R. (2020). Methods and Tools of Self-Study. Springer Nature Singapore Pte Ltd. J. Kitchen (Ed.), 2nd International Handbook of Self-Study of Teaching and Teacher Education, Springer International Handbooks of Education, 377 - 426. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1710-1_12-1.
Oliveira, R. C. D., & Daolio, J. (2007). Pesquisa etnográfica em educação física: uma (re) leitura possível. Rev. bras. ciênc. mov, 137-143.
Ovens, A. (2020) A produção de conhecimento em Educação Física Escolar. Seminário Educação Física, Escola e Justiça Social: o que estamos fazendo? Disponível em https://youtu.be/ughx2xh9UTA. Acesso em 20 de Novembro de 2020.
Yin, R. K. (2001). Estudo de Casos Planejamento e Métodos. 2. Edição ed. Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Milena Pedro de Morais, Bruna Gabriela Marques, Isabel Porto Filgueiras, Graciele Massoli Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.





