A Publicação Científica Sobre a Avaliação na Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i1.2Palabras clave:
Educación Física, Colegio, Evaluación Del AprendizajeResumen
Este estudio investiga la producción de conocimiento sobre la evaluación del proceso de enseñanza y aprendizaje en la Educación Física escolar, destacando los principales aportes de estas investigaciones con un enfoque en los resultados encontrados por estos estudios. El análisis abarcó el período de 1975 a 2017 e incluyó artículos publicados en la versión en línea de 53 revistas brasileñas del área de Educación Física y Educación clasificadas en los estratos A1 a B5 de WebQualis para el cuatrienio 2013-2016. Los resultados apuntan a un bajo número de publicaciones de estudios sobre el tema y a la necesidad de más estudios que acompañen cómo se desarrollan los procesos de evaluación en la rutina escolar, especialmente aquellos con propuestas de intervención que se pueden desarrollar a través de la investigación acción, en colaboración. entre investigadores y profesores, y también estudios en los que los propios profesores investigan, reflexionan y comparten sus propias prácticas evaluativas.
Descargas
Citas
Bracht, V., Almeida Faria, B., Almeida, F. Q., Ghidetti, F. F., Gomes, I. M., Rocha, M. C., ... & Moraes, C. E. A. (2011). A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, 17(2), 11-34.
Betti, M., & Zuliani, L. R. (2002). Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 1(1).
Bermudes, R. F., Afonso, M. R., & Ost, M. A. (2013). Avaliação em educação física escolar: da mobilização dos saberes à construção das práticas avaliativas para a intervenção pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 12(1).
Camacho, A. L. N.; Chaves, W. M. (2008) O professor de educação física e o processo de avaliação escolar. Coleção Pesquisa Em Educação Física, 7 (1) 347–354.
Cerignoni, V. A., & Tolocka, R. E. (2008). Uma proposta para avaliação em educação física infantil. Conexões, 6, 318-330.
Darido, S. C., & DE SOUZA JR, O. M. (2007). Para ensinar educação física. Papirus Editora.
DELMANTO, D., & FAUSTINONI, L. E. (2009). Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate–Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 10-12.
Farias, U. S. (2017). Prática pedagógica na educação física escolar: a percepção dos autores de saberes na realidade escolar. Dissertação inédita de Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo.
Nogueira, V. A., FARIAS, U. D. S., & Maldonado, D. T. (2017). Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV.
Greenville, R., & Fernandes, S. (2007). Avaliação da aprendizagem na educação física escolar. Motrivivência, 19(28), 120-138.
Ferreira, E. F., & Munster, M. D. A. V. (2017). Avaliação das Habilidades Sociais de Crianças com Deficiência Intelectual sob a Perspectiva dos Professores1. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(1), 97-110.
Foscarini, N. B., & Fonseca, G. M. M. (2010). A avaliação na Educação Física Escolar: o discurso dos professores. Caderno de Educação Física e Esporte, 9(16), 97-107.
Fontoura, T. B., Borges, L. L., Oberto, A. D. R., Daronco, L. S. E., Bordinhão, L. S., & Souza, L. F. (2015). Avaliação escolar da Educação Física segundo a opinião de professores da rede estadual de ensino de Santa Maria. Educação Física em Revista, 8(3).
Fraga, A. B., & Gonzalez, F. J. (2012). Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Edelbra Editora Ltda.
Gonzalez, F. J., & Schwengber, M. S. V. (2012). Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Edelbra Editora Ltda.
Hoffmann, J. (2009). Avaliar para promover: as setas do caminho. (rev. e atual. ortog.). Porto Alegre: Mediação.
Luckesi, C. C. (2011) Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez.
Lucisano, R. V., Novaes, L. D. C., Sposito, A. M. P., & Pfeifer, L. I. (2017). Avaliação do brincar de faz de conta de pré-escolares: Revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(2), 309-322.
Maldonado, D. T., Farias, U. S, Nogueira, V. A., Santos, A. R., Meireles, B. F., dos Santos Moreira, V., & Freire, E. S. (2018). Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, 22(1), 77-92.
Maldonado, D. T., dos Santos Silva, S. A. P., & Miranda, M. L. J. (2014). Pesquisas sobre a Educação Física no cotidiano da escola: o estado da arte. Movimento (ESEFID/UFRGS), 20(4), 1373-1395.
Maldonado, D. T. (2014). Refletindo sobre as práticas avaliativas nas aulas de educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, 2, (2), 91–110.
Maldonado, D. T., Nogueira, V. A., & Farias, U. S. (2018). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba, PR: CRV.
Melo, L. F., Ferraz, O. L., & Nista-Piccolo, V. L. (2010). O portfólio como possibilidade de avaliação na Educação Física Escolar. Journal of Physical Education, 21(1), 87-97.
Melo, L. F., Miranda, M. L. J., Ferraz, O. L., & Nista-Piccolo, V. L. (2014). Produção de conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Pensar a Prática, 17(1).
Melo, L. F., Nogueira, V. A., Silva, V. L. T., Maldonado, D. T. et al. (2016). A prática avaliativa do professor de Educação Física: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, 2 (3).
Mendes, E. H., do Nascimento, J. V., & Mendes, J. C. (2007). Metamorfoses na avaliação em Educação Física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, 13(2), 55-76.
Venâncio, L., & Neto, L. S. (2019). A relação com o saber em uma perspectiva (auto) biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, 4(11), 729-750.
Neto, L. S., Okimura-Kerr, T., Venâncio, L., Freire, E. S. (2017). Educação Física escolar: diferentes olhares para os processos formativos. Curitiba – PR, CRV.
Nogueira, V. A., FARIAS, U. S., & Maldonado, D. T. (2017). Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV.
Ferreira, M. S., & de Mello, J. G. (2014). As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção do conhecimento. Motrivivência, 26(42), 146-160.
Penner, M. C. S., de Souza Sobrinho, A. E. P., Cardoso, L. S., Vaz, M. R. C., & de Azambuja Guterres, R. (2014). Utilização de avaliações da aptidão física relacionadas à saúde por professores de uma cidade da região do Pampa. Conexões, 12(4), 41-50.
Pizano, R. E. et al. (2013). A Avaliação dos professores nas aulas de Educação Física nas escolas estaduais de Váceres/MT. Coleção Pesquisa Em Educação Física, 12, (3), 7–16.
Ramalho, M. H. D. S., Almeida, C. R. D., Machado, Z., Santos, J. O. L. D., & Nobre, G. C. (2012). Avaliação na educação física escolar: uma análise a partir do modelo de inteligênciamotora. Pensar prát.(Impr.), 871-882.
Rodrigues, G. M. (2003). A avaliação na educação física escolar: caminhos e contextos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2(2).
Santos, R. G., de Souza, A. L., & Barbosa, F. N. M. (2013). Estágio Supervisionado I: o desafio da avaliação nas aulas de educação física escolar. Pensar a Prática, 16(2).
Santos, W., Frossard, M. L., Matos, J. M. C., & Neto, A. F. (2018). Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento (ESEFID/UFRGS), 24(1), 09-22.
Santos, W. D., Macedo, L. R., Matos, J. M. C., Mello, A. D. S., & Schneider, O. (2014). Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista, 30(4), 153-179.
Santos, W., Mathias, B. J., Matos, J. M. C., & Vieira, A. O. (2015). Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, 21(1), 205-218.
Santos, W., & de Lima Maximiano, F. (2013). Memórias discentes em educação física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, 19(2), 89-101.
Santos, W. D., & Maximiano, F. D. L. (2013). Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 35(4), 883-896.
Santos, W., de Lima Maximiano, F., & Frossard, M. L. (2016). Narrativas docentes sobre avaliação do ensino-aprendizagem: da formação inicial ao contexto de atuação profissional. Movimento, 22(3), 739-752.
Scherer, S. S. (2015). Formação escolar, educação física e a avaliação emancipatória do ensino médio gaúcho. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 64-78.
Silva, J. F. D., Bankoff, A. D. P. (2010). Métodos de avaliação em Educação Física no ensino fundamental. Conexões, 8 (1), 54–76.
Silva, F. F. D., Moura, S. E. W. B. D., & Pereira, R. S. (2015). A avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um retrato da prática dos professores de Educação Física na rede pública municipal de Cuiabá. Pensar prát.(Impr.), 368-381.
Soares, A. M., & CAVALCANTE NETO, J. L. (2015). Avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, 21(3), 445-458.
Tardif, M. (2017). Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, 17ª Ed.
Tavares, N. S., & Fonseca, D. G. (2014). A avaliação nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 113-127.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.