Scientific Publication On Assessment In School Physical Education: An Integrative Review
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i1.2Keywords:
Physical Education, School, Learning AssessmentAbstract
This study investigates the production of knowledge about the teaching and learning process of assessment in school Physical Education, highlighting the main contributions of these researches with a focus on the results found by these studies. The analysis covered the period from 1975 to 2017 and included papers published in the online version of 53 brazilians journals in the area of Physical Education and Education, classified in strata A1 to B5 of WebQualis for the 2013-2016 quadrennium. The results point to a low number of publications of studies on the subject and to the need for further studies to accompany how the assessment processes are developed in the school routine, especially those with intervention proposals that can be developed through action research, in collaboration. between researchers and teachers, also studies in which the teachers themselves research, reflect and share their own evaluative practices.
Downloads
References
Bracht, V., Almeida Faria, B., Almeida, F. Q., Ghidetti, F. F., Gomes, I. M., Rocha, M. C., ... & Moraes, C. E. A. (2011). A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, 17(2), 11-34.
Betti, M., & Zuliani, L. R. (2002). Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 1(1).
Bermudes, R. F., Afonso, M. R., & Ost, M. A. (2013). Avaliação em educação física escolar: da mobilização dos saberes à construção das práticas avaliativas para a intervenção pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 12(1).
Camacho, A. L. N.; Chaves, W. M. (2008) O professor de educação física e o processo de avaliação escolar. Coleção Pesquisa Em Educação Física, 7 (1) 347–354.
Cerignoni, V. A., & Tolocka, R. E. (2008). Uma proposta para avaliação em educação física infantil. Conexões, 6, 318-330.
Darido, S. C., & DE SOUZA JR, O. M. (2007). Para ensinar educação física. Papirus Editora.
DELMANTO, D., & FAUSTINONI, L. E. (2009). Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate–Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 10-12.
Farias, U. S. (2017). Prática pedagógica na educação física escolar: a percepção dos autores de saberes na realidade escolar. Dissertação inédita de Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo.
Nogueira, V. A., FARIAS, U. D. S., & Maldonado, D. T. (2017). Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV.
Greenville, R., & Fernandes, S. (2007). Avaliação da aprendizagem na educação física escolar. Motrivivência, 19(28), 120-138.
Ferreira, E. F., & Munster, M. D. A. V. (2017). Avaliação das Habilidades Sociais de Crianças com Deficiência Intelectual sob a Perspectiva dos Professores1. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(1), 97-110.
Foscarini, N. B., & Fonseca, G. M. M. (2010). A avaliação na Educação Física Escolar: o discurso dos professores. Caderno de Educação Física e Esporte, 9(16), 97-107.
Fontoura, T. B., Borges, L. L., Oberto, A. D. R., Daronco, L. S. E., Bordinhão, L. S., & Souza, L. F. (2015). Avaliação escolar da Educação Física segundo a opinião de professores da rede estadual de ensino de Santa Maria. Educação Física em Revista, 8(3).
Fraga, A. B., & Gonzalez, F. J. (2012). Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Edelbra Editora Ltda.
Gonzalez, F. J., & Schwengber, M. S. V. (2012). Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Edelbra Editora Ltda.
Hoffmann, J. (2009). Avaliar para promover: as setas do caminho. (rev. e atual. ortog.). Porto Alegre: Mediação.
Luckesi, C. C. (2011) Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez.
Lucisano, R. V., Novaes, L. D. C., Sposito, A. M. P., & Pfeifer, L. I. (2017). Avaliação do brincar de faz de conta de pré-escolares: Revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(2), 309-322.
Maldonado, D. T., Farias, U. S, Nogueira, V. A., Santos, A. R., Meireles, B. F., dos Santos Moreira, V., & Freire, E. S. (2018). Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, 22(1), 77-92.
Maldonado, D. T., dos Santos Silva, S. A. P., & Miranda, M. L. J. (2014). Pesquisas sobre a Educação Física no cotidiano da escola: o estado da arte. Movimento (ESEFID/UFRGS), 20(4), 1373-1395.
Maldonado, D. T. (2014). Refletindo sobre as práticas avaliativas nas aulas de educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, 2, (2), 91–110.
Maldonado, D. T., Nogueira, V. A., & Farias, U. S. (2018). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba, PR: CRV.
Melo, L. F., Ferraz, O. L., & Nista-Piccolo, V. L. (2010). O portfólio como possibilidade de avaliação na Educação Física Escolar. Journal of Physical Education, 21(1), 87-97.
Melo, L. F., Miranda, M. L. J., Ferraz, O. L., & Nista-Piccolo, V. L. (2014). Produção de conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Pensar a Prática, 17(1).
Melo, L. F., Nogueira, V. A., Silva, V. L. T., Maldonado, D. T. et al. (2016). A prática avaliativa do professor de Educação Física: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, 2 (3).
Mendes, E. H., do Nascimento, J. V., & Mendes, J. C. (2007). Metamorfoses na avaliação em Educação Física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, 13(2), 55-76.
Venâncio, L., & Neto, L. S. (2019). A relação com o saber em uma perspectiva (auto) biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, 4(11), 729-750.
Neto, L. S., Okimura-Kerr, T., Venâncio, L., Freire, E. S. (2017). Educação Física escolar: diferentes olhares para os processos formativos. Curitiba – PR, CRV.
Nogueira, V. A., FARIAS, U. S., & Maldonado, D. T. (2017). Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV.
Ferreira, M. S., & de Mello, J. G. (2014). As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção do conhecimento. Motrivivência, 26(42), 146-160.
Penner, M. C. S., de Souza Sobrinho, A. E. P., Cardoso, L. S., Vaz, M. R. C., & de Azambuja Guterres, R. (2014). Utilização de avaliações da aptidão física relacionadas à saúde por professores de uma cidade da região do Pampa. Conexões, 12(4), 41-50.
Pizano, R. E. et al. (2013). A Avaliação dos professores nas aulas de Educação Física nas escolas estaduais de Váceres/MT. Coleção Pesquisa Em Educação Física, 12, (3), 7–16.
Ramalho, M. H. D. S., Almeida, C. R. D., Machado, Z., Santos, J. O. L. D., & Nobre, G. C. (2012). Avaliação na educação física escolar: uma análise a partir do modelo de inteligênciamotora. Pensar prát.(Impr.), 871-882.
Rodrigues, G. M. (2003). A avaliação na educação física escolar: caminhos e contextos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2(2).
Santos, R. G., de Souza, A. L., & Barbosa, F. N. M. (2013). Estágio Supervisionado I: o desafio da avaliação nas aulas de educação física escolar. Pensar a Prática, 16(2).
Santos, W., Frossard, M. L., Matos, J. M. C., & Neto, A. F. (2018). Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento (ESEFID/UFRGS), 24(1), 09-22.
Santos, W. D., Macedo, L. R., Matos, J. M. C., Mello, A. D. S., & Schneider, O. (2014). Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista, 30(4), 153-179.
Santos, W., Mathias, B. J., Matos, J. M. C., & Vieira, A. O. (2015). Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, 21(1), 205-218.
Santos, W., & de Lima Maximiano, F. (2013). Memórias discentes em educação física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, 19(2), 89-101.
Santos, W. D., & Maximiano, F. D. L. (2013). Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 35(4), 883-896.
Santos, W., de Lima Maximiano, F., & Frossard, M. L. (2016). Narrativas docentes sobre avaliação do ensino-aprendizagem: da formação inicial ao contexto de atuação profissional. Movimento, 22(3), 739-752.
Scherer, S. S. (2015). Formação escolar, educação física e a avaliação emancipatória do ensino médio gaúcho. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 64-78.
Silva, J. F. D., Bankoff, A. D. P. (2010). Métodos de avaliação em Educação Física no ensino fundamental. Conexões, 8 (1), 54–76.
Silva, F. F. D., Moura, S. E. W. B. D., & Pereira, R. S. (2015). A avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um retrato da prática dos professores de Educação Física na rede pública municipal de Cuiabá. Pensar prát.(Impr.), 368-381.
Soares, A. M., & CAVALCANTE NETO, J. L. (2015). Avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, 21(3), 445-458.
Tardif, M. (2017). Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, 17ª Ed.
Tavares, N. S., & Fonseca, D. G. (2014). A avaliação nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 113-127.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.