Educação Física na Escola: Um Estudo de Caso Sobre Perspectiva Discente
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i1.5Palabras clave:
Educação Física, Escola, AlunosResumen
O trabalho investigou a perspectiva dos alunos dos terceiros anos e quartas séries do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre as aulas de Educação Física. Os objetivos foram: identificar os conhecimentos dos alunos sobre os conteúdos da cultura corporal de movimento e enumerar as preferências sobre os conteúdos trabalhados pela professora.. A amostra foi composta por 85 sujeitos, 41 crianças dos terceiros anos (17 meninas e 24 meninos) e 44 das quartas séries (26 meninas e 18 meninos), com idades entre oito e doze anos. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa descritiva. Os instrumentos utilizados foram um questionário com perguntas abertas e fechadas e observação naturalística. Os resultados indicam que a maioria dos alunos conhece e vivenciou conteúdos da cultura corporal de movimento nos eixos de lutas, esportes, danças, ginásticas e brincadeiras, embora a professora não tenha trabalhado os eixos de lutas e esportes As atividades que as crianças não gostam ou gostam pouco e as que gostam ou gostam muito são bastante diversificadas, tantas diferenças indicam a heterogeneidade de interesses a qual os professores de Educação Física lidam cotidianamente. Percebem-se diferenças de interesses pelos conteúdos de aula em função do gênero dos alunos. A atividade de pular corda apresentou a maior diferença. Há mais meninos do que meninas que rejeitam essa atividade. As brincadeiras de pega-pega aparecem em primeiro lugar entre as atividades que os alunos não gostam ou gostam pouco, provavelmente porque são estratégias utilizadas desde o ensino infantil. O futebol aparece em segundo lugar frente as atividades rejeitadas pelos alunos de ambos os gêneros, mas há mais meninas do que meninos que não gostam dessa atividade. O futebol aparece tanto nas preferências como nos conteúdos que as crianças não gostam ou gostam pouco. Esse parece ser um conteúdo que divide opiniões. As aulas na piscina forma as preferidas dos alunos, seguidas das aulas com brincadeiras no parque, denotando um diferencial das aulas de Educação Física que podem ser desenvolvidas nos CEUs. O estudo permitiu observar que há grande diversidade de interesses das crianças nas atividades das aulas de Educação Física e que os alunos conhecem todos os conteúdos da cultura corporal de movimento independentemente de serem trabalhados na escola. Os alunos gostariam de vivenciar mais atividades de lutas e esportes coletivos, além do Skate, atividades presentes na estrutura do CEU, mas que não foram abordadas pela professora da Escola.
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Citas
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