Acessibilidade nas aulas de Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v4i1.52

Palavras-chave:

Educação Física, Acessibilidade, Inclusão, Escola

Resumo

O presente estudo de perspectiva qualitativa teve como objetivo identificar as possíveis dificuldades de acessibilidade nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica delimitada à base de dados do Portal de Periódico da CAPES, com um recorte de tempo de 5 anos (junho/2018 a junho/2023), utilizando os seguintes descritores de busca relacionados: “Educação Física, acessibilidade e escola”, tendo ainda como filtro de busca na coleta dos dados artigos publicados em português e avaliados por pares. Foram encontrados e analisados onze artigos que abordaram a temática investigada. Eles são apresentados e discutidos em duas categorias de análise, são elas: acessibilidade nas aulas de Educação Física escolar; e estratégias docentes para acessibilidade. Conclui-se que as principais dificuldades identificadas estão relacionadas à acessibilidade arquitetônica, presente em todos os artigos. Identificamos uma relevância maior para esta barreira, o que indicou uma associação direta do termo acessibilidade predominantemente com espaços estruturais e físicos das escolas investigadas e em seu entorno. Percebe-se também o discurso de docentes sobre a falta de preparo acadêmico para práticas inclusivas junto a estudantes com deficiência e a escassez de trabalhos sobre as diferentes formas de acessibilidade relacionadas à pessoa com deficiência na Educação Física escolar.

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Biografia do Autor

Matheus do Nascimento Barreto, Instituto Benjamin Constant / Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Mestrando em Ensino Profissional na Temática da Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant (IBC). Possui pós-graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB) com Ênfase em Educação Física Escolar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor de Educação de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) e atua na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) na Prefeitura do Rio de Janeiro. Participa do grupo de pesquisa "GPCECI - Grupo de Pesquisas Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão” do Instituto Benjamin Constant (IBC). Possui experiência na área da educação especial.

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8314847238997506

Lucas de Oliveira Ferreira Pinto, Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis

Possui pós-graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor de Educação de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis (SEMED/NPO). Possui experiência na área da educação especial.

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3150529288291887

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com período sanduíche na Universidade da Coruña - Espanha, Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM). Atualmente é professor pesquisador estatutário do Instituto Benjamin Constant (IBC), onde atuou no ano letivo de 2023 como diretor do Departamento de Educação/ Escola especializada na educação de pessoas com deficiência visual do IBC - centro de referência nacional da área da deficiência visual. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino da Temática da Deficiência Visual e coordena o grupo de Estudos e Pesquisas "Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão" (GPCECI). Atua como professor colaborador na Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como professor a distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ/UAB.

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

BARRETO, Matheus do Nascimento; PINTO, Lucas de Oliveira Ferreira; CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de. Acessibilidade nas aulas de Educação Física escolar. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 4, n. 1, p. 1–16, 2025. DOI: 10.37497/colloquium.v4i1.52. Disponível em: https://educacaoecienciasdasaude.emnuvens.com.br/recs/article/view/52. Acesso em: 16 nov. 2025.

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