Acessibilidade nas aulas de Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v4i1.52Palavras-chave:
Educação Física, Acessibilidade, Inclusão, EscolaResumo
O presente estudo de perspectiva qualitativa teve como objetivo identificar as possíveis dificuldades de acessibilidade nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica delimitada à base de dados do Portal de Periódico da CAPES, com um recorte de tempo de 5 anos (junho/2018 a junho/2023), utilizando os seguintes descritores de busca relacionados: “Educação Física, acessibilidade e escola”, tendo ainda como filtro de busca na coleta dos dados artigos publicados em português e avaliados por pares. Foram encontrados e analisados onze artigos que abordaram a temática investigada. Eles são apresentados e discutidos em duas categorias de análise, são elas: acessibilidade nas aulas de Educação Física escolar; e estratégias docentes para acessibilidade. Conclui-se que as principais dificuldades identificadas estão relacionadas à acessibilidade arquitetônica, presente em todos os artigos. Identificamos uma relevância maior para esta barreira, o que indicou uma associação direta do termo acessibilidade predominantemente com espaços estruturais e físicos das escolas investigadas e em seu entorno. Percebe-se também o discurso de docentes sobre a falta de preparo acadêmico para práticas inclusivas junto a estudantes com deficiência e a escassez de trabalhos sobre as diferentes formas de acessibilidade relacionadas à pessoa com deficiência na Educação Física escolar.
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