Formação de professores e professoras de educação física na perspectiva inclusiva
análise da literatura
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v4i1.65Palavras-chave:
formação inicial, formação continuada, Educação Física, inclusão escolar, Atividade Motora AdaptadaResumo
A literatura tem apontado que a formação de professores contextualizada à realidade escolar em uma perspectiva inclusiva é uma das barreiras encontradas pelos docentes para a atuação pedagógica equitativa, isto porque, a distância existente entre a universidade e a realidade escolar faz com que o conhecimento não esteja alinhado à prática pedagógica. Com o objetivo de verificar o estado da arte sobre os estudos e Formação profissional inicial e continuada de professores/as de Educação Física na perspectiva inclusiva, foi realizada uma coleta de informações nos arquivos das bases de dados digitais da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada e Revista Brasileira de Educação Especial considerando o período de 12 anos (2012-2024). Foram encontrados 32 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 5 artigos foram excluídos por não abordarem a temática “Formação” e 11 foram excluídos por estarem duplicados, ficando ao final 16 estudos. Sobre a formação inicial de professores observamos que há uma carência na oferta de disciplinas que abordam a temática do trabalho docente com pessoas com deficiência nos cursos de graduação e em relação à formação continuada, os estudos apontaram que há a necessidade de remodelação dos projetos pedagógicos escolares e das diretrizes curriculares para a formação continuada docente.
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Referências
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