A publicação científica sobre mídias e tecnologias da comunicação e da informação no ensino da educação física

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v4i1.64

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Mídia-Educação, Tecnologia e Educação

Resumo

A pesquisa sobre as relações entre mídias e ensino da Educação Física já vinha em crescimento, mesmo antes da Pandemia, momento que pode estimular ainda mais a pesquisa sobre o tema. Mas, para compreender o impacto que os últimos anos tiveram e terão na área, é importante mapear os caminhos trilhados antes de 2020. Assim, foi realizada uma revisão integrativa com o objetivo de identificar, analisar e sintetizar a publicação científica sobre o tema, no período entre 2011 e 2020. Foram analisados 50 artigos científicos, evidenciando o aumento no número pesquisas que se aproximam do contexto escolar para analisar experiências pedagógicas concretas, ainda que alguns deles aconteçam fora do contexto das aulas. Identificou-se também a maior frequência de publicações fundamentadas na mídia-educação, em defesa de uma perspectiva crítica na inserção das mídias nas aulas.

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Biografia do Autor

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Vinculada à Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, Brasil.

Fabiano Dias, Universidade São Judas Tadeu

Vinculado à Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, Brasil.

Luis Eduardo Vieira Dias, Universidade São Judas Tadeu

Vinculado à Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, Brasil.

Mariana Dimes Vicente, Universidade São Judas Tadeu

Vinculada à Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, Brasil.

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

FREIRE, Elisabete dos Santos; DIAS, Fabiano; DIAS, Luis Eduardo Vieira; VICENTE, Mariana Dimes. A publicação científica sobre mídias e tecnologias da comunicação e da informação no ensino da educação física: uma revisão integrativa. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 4, n. 1, p. 1–22, 2025. DOI: 10.37497/colloquium.v4i1.64. Disponível em: https://educacaoecienciasdasaude.emnuvens.com.br/recs/article/view/64. Acesso em: 16 nov. 2025.

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